Fibra Óptica uma nova maneira de pensar em redes locais

A fibra óptica vem sendo usada a anos para fazer conexões ultra rápidas e de grandes distâncias, e graças a massificação dessa tecnologia agora é possível fazer toda uma rede local com fibras ópticas.

O que é uma rede local de fibra óptica?

A rede POL (Passive Optical Local Area Network), em português, rede local de fibra óptica nada mais é do que a concepção de uma rede local de computadores interligados por fibra óptica.

É uma mudança de paradigma, pois não há equipamentos ativos (que consomem energia) entre o core da rede e o usuário final.

Vantagens:

  • Economia de Investimentos
  • Rede à Prova de Futuro
  • Infraestrutura Simplificada

Solução Laserway Furukawa

A solução Laserway da Furukawa foi criada para atender o segmento de mercado Enterprise com uma solução inovadora de infraestrutura de Redes de Áreas Locais (LAN). A solução é baseada na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), que conceitualmente é uma rede baseada em fibras monomodo com topologia pontomultiponto, sendo que entre um único equipamento de agregação da rede (Core) e os equipamentos presentes nas áreas de trabalho (work areas) existem apenas elementos ópticos passivos.

Na solução Laserway, a transmissão dos dados ocorre entre um equipamento chamado OLT (Optical Line Termination), localizado na sala de equipamentos e os equipamentos ONT (Optical Network Termination) localizados nas áreas de trabalho. As ONTs fornecem conectividade a partir de patch cords metálicos a quaisquer dispositivos finais 10/100/1000 BaseT Ethernet da rede, tais como computadores, telefones IP, access points, impressoras, câmeras de vigilância IP, sistemas de automação, controle de acesso, etc. Além da conectividade com equipamentos IP, também podem ser ofertados serviços como telefonia analógica e vídeo analógico.